O Que São Nichos de Mercado? Como Identificá-los?

 O Que São Nichos de Mercado?

 

Resumidamente, podemos dizer que nichos de mercado são as necessidades de um público ou um grupo específico. 

Ciente disso, é necessário ir além e  descobrir qual o propósito dos seus produtos ou serviços e quais as soluções que ele poderá oferecer. 

Esse é o caminho mais adequado para o empreendedor percorrer e ter sucesso no seu negócio.

 

Como Identificar os Nichos de Mercado?

 

Você deseja saber o que são Nichos de Mercado e como identificá-los para ter um Negócio de Sucesso?

Então leia este artigo até o fim porque nele você encontrará várias informações sobre a segmentação de Nichos, Sub Nichos e Micro Nichos de mercado. 

O que são Nichos de Mercado?

Primeiramente é importante entender que montar um Negócio e trabalhar dia e noite, são razões importantes, mas não  suficientes para ele dar certo.

E um dos grandes enganos que uma pessoa comete na hora de iniciar um negócio é não ouvir o que o mercado necessita.

E para evitar esse erro é importante entender o que são nichos, sub-nichos e micro-nichos de mercado, para usar uma comunicação adequada em cada um deles.

Gostou dessa ideia? Então vamos lá!

 

 Como Identificar os Nichos Lucrativos?

 

Como identificar os nichos lucrativos

Como identificar os nichos lucrativos

Saber como identificar os nichos lucrativos de mercado é um  fator essencial.

Quando uma pessoa pretende montar um Negócio físico  ou digital, é importante atentar-se a essa questão.

O meio mais utilizado para ter esse conhecimento é realizar uma pesquisa de mercado, utilizando para isso diversos referenciais.

E alguns desses referenciais são: localização geográfica, faixa etária, gênero e outros.

Além desses dados, devemos conhecer as necessidades específicas dessas pessoas e quais produtos elas gostariam de consumir.

É importante conhecer os seus anseios e como podemos preencher essas lacunas, com os produtos ou serviços que iremos lhe oferecer.

O resultado dessa pesquisa levará o empreendedor a criar ou promover um  produto ou serviço que atenda esse público, com maior precisão.

Dessa forma, essa assertividade será responsável pelo sucesso e lucratividade do Negócio.

Como montar um Negócio Online

O Que é Um Sub Nicho ou Micro Nicho?

 

O que é Nicho ou Sub Nicho

O que é Nicho

Entendendo o que é nicho de mercado, podemos dividi-lo em parte menores que damos o nome de sub nicho ou micro nicho. 

As pessoas são diferentes e precisam de coisas diferentes.

O resultado dessa segmentação favorece a aproximação de uma necessidade à solução ideal.

É importante conhecer essas necessidades específicas de cada grupo, porque assim fica mais fácil atendê-las de forma mais eficiente e personalizada.

Uma pizza ilustra bem essa segmentação, porque cada fatia representa um nicho ou micro nicho diferentes.

Quais Nichos de Mercado São Mais Lucrativos?

 

Nichos de Mercado Mais lucrativos

Nichos de Mercado Mais lucrativos

Existem quatro grandes nichos de mercado mais lucrativos, que são:

Negócios ou Dinheiro, Saúde, Relacionamentos e Hobbie ou (entretenimento).

E todos esses quatro grandes nichos lucrativos podem ser divididos em fatias menores, bem mais específicas.

Na representação abaixo, você vai conhecer em 2 passos, como descobrir os Sub nichos e os micros nichos.

1 – Como Descobrir os Sub Nichos Lucrativos? 

 

 

Como descobrir um Sub Nicho lucrativo

Como descobrir um Sub Nicho

Para que possamos descobrir os Sub Nichos lucrativos, vamos analisar os itens abaixo:

Esses são apenas alguns derivados da divisão do grande Nicho  “Negócios ou Dinheiro”. 

 

 

 

Cinco Exemplos de Como ganhar dinheiro:

1 – Por meio da internet;

2- Com produtos importados;

3-  Investindo em ações;

4 – Fazendo artesanatos;

5 – Trabalhando em casa;

 

2 – Como Descobrir os Micro Nichos lucrativos? 

 

Como descobrir um Micro Nicho lucrativo

Como descobrir um Micro Nicho

Já descobrirmos os Micro Nichos lucrativos, agora vamos dividir ainda mais a pizza.

Vamos pegar o Sub Nicho de artesanatos e dividi-lo ainda mais, transformando-o em um Micro Nicho”. 

 

 

 

Três Exemplos de Como ganhar dinheiro com artesanatos:

 

1 – Pela internet;

2 – Com exposições e eventos; 

3 – Participando de cooperativas;

Eu dividi o sub nicho em micro nicho, com a finalidade de alcançar um  público bem específico que poderá ser atendido de forma personalizada.

Assim, quanto mais divisões forem feitas, maiores são as possibilidades de alcançarmos o público alvo específico, com maior precisão.

Nicho Lucrativo

Qual a Vantagem de Trabalhar Com Micro Nicho?

 

Uma das principais vantagens de trabalhar com micro nicho é a de que você poderá ser visto como um especialista, uma referência no assunto.

Essa autoridade transmite maior confiança e credibilidade para as pessoas com quem você se relaciona e é muito benéfica para o seu Negócio.

Ser generalista é como o ditado diz:  “Quem quer agradar a todos, não agrada a ninguém”.

Na verdade, o momento atual pede produtos e serviços personalizados e segmentados, que atendam as demandas individuais de cada grupo.

 

Como Funciona os Nichos de Mercado em Negócios Online?

 

Tanto nos Negócios de produtos físicos quanto digitais, os nichos de mercado tem a mesmas características.

Mas, o que os diferencia é a forma de execução através de ferramentas exclusivamente online.

Um empreendedor online utiliza métodos exclusivamente online para conhecer encontrar o mercado ideal para o seu produto ou serviço.

No mercado online existem ferramentas de otimização e automatização que são aplicadas, propiciando maior assertividade nas ações.

 

Considerações

 

Existem centenas de nichos de mercado ainda para serem explorados e muitas necessidades a serem atendidas.

Então, cabe ao empreendedor acompanhar as mudanças, descobrir as tendências e fazer uso da tecnologia que está aí disponível em favor do seu Negócio.

Espero que este artigo tenha ajudado você entender sobre Nichos de Mercado e te inspirado a encontrar um nicho lucrativo para o seu Negócio.

Saiba mais sobre negócios online, lendo o conteúdo Marketing Digital.

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Um grande abraço e Sucesso!!

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