O Que São Nichos de Mercado? Como Identificá-los?
O Que São Nichos de Mercado?
Índice
Resumidamente, podemos dizer que nichos de mercado são as necessidades de um público ou um grupo específico.
Ciente disso, é necessário ir além e descobrir qual o propósito dos seus produtos ou serviços e quais as soluções que ele poderá oferecer.
Esse é o caminho mais adequado para o empreendedor percorrer e ter sucesso no seu negócio.
Como Identificar os Nichos de Mercado?
Você deseja saber o que são Nichos de Mercado e como identificá-los para ter um Negócio de Sucesso?
Então leia este artigo até o fim porque nele você encontrará várias informações sobre a segmentação de Nichos, Sub Nichos e Micro Nichos de mercado.
Primeiramente é importante entender que montar um Negócio e trabalhar dia e noite, são razões importantes, mas não suficientes para ele dar certo.
E um dos grandes enganos que uma pessoa comete na hora de iniciar um negócio é não ouvir o que o mercado necessita.
E para evitar esse erro é importante entender o que são nichos, sub-nichos e micro-nichos de mercado, para usar uma comunicação adequada em cada um deles.
Gostou dessa ideia? Então vamos lá!
Como Identificar os Nichos Lucrativos?
Saber como identificar os nichos lucrativos de mercado é um fator essencial.
Quando uma pessoa pretende montar um Negócio físico ou digital, é importante atentar-se a essa questão.
O meio mais utilizado para ter esse conhecimento é realizar uma pesquisa de mercado, utilizando para isso diversos referenciais.
E alguns desses referenciais são: localização geográfica, faixa etária, gênero e outros.
Além desses dados, devemos conhecer as necessidades específicas dessas pessoas e quais produtos elas gostariam de consumir.
É importante conhecer os seus anseios e como podemos preencher essas lacunas, com os produtos ou serviços que iremos lhe oferecer.
O resultado dessa pesquisa levará o empreendedor a criar ou promover um produto ou serviço que atenda esse público, com maior precisão.
Dessa forma, essa assertividade será responsável pelo sucesso e lucratividade do Negócio.
O Que é Um Sub Nicho ou Micro Nicho?
Entendendo o que é nicho de mercado, podemos dividi-lo em parte menores que damos o nome de sub nicho ou micro nicho.
As pessoas são diferentes e precisam de coisas diferentes.
O resultado dessa segmentação favorece a aproximação de uma necessidade à solução ideal.
É importante conhecer essas necessidades específicas de cada grupo, porque assim fica mais fácil atendê-las de forma mais eficiente e personalizada.
Uma pizza ilustra bem essa segmentação, porque cada fatia representa um nicho ou micro nicho diferentes.
Quais Nichos de Mercado São Mais Lucrativos?
Existem quatro grandes nichos de mercado mais lucrativos, que são:
Negócios ou Dinheiro, Saúde, Relacionamentos e Hobbie ou (entretenimento).
E todos esses quatro grandes nichos lucrativos podem ser divididos em fatias menores, bem mais específicas.
Na representação abaixo, você vai conhecer em 2 passos, como descobrir os Sub nichos e os micros nichos.
1 – Como Descobrir os Sub Nichos Lucrativos?
Para que possamos descobrir os Sub Nichos lucrativos, vamos analisar os itens abaixo:
Esses são apenas alguns derivados da divisão do grande Nicho “Negócios ou Dinheiro”.
Cinco Exemplos de Como ganhar dinheiro:
1 – Por meio da internet;
2- Com produtos importados;
3- Investindo em ações;
4 – Fazendo artesanatos;
5 – Trabalhando em casa;
2 – Como Descobrir os Micro Nichos lucrativos?
Já descobrirmos os Micro Nichos lucrativos, agora vamos dividir ainda mais a pizza.
Vamos pegar o Sub Nicho de artesanatos e dividi-lo ainda mais, transformando-o em um “Micro Nicho”.
Três Exemplos de Como ganhar dinheiro com artesanatos:
1 – Pela internet;
2 – Com exposições e eventos;
3 – Participando de cooperativas;
Eu dividi o sub nicho em micro nicho, com a finalidade de alcançar um público bem específico que poderá ser atendido de forma personalizada.
Assim, quanto mais divisões forem feitas, maiores são as possibilidades de alcançarmos o público alvo específico, com maior precisão.
Qual a Vantagem de Trabalhar Com Micro Nicho?
Uma das principais vantagens de trabalhar com micro nicho é a de que você poderá ser visto como um especialista, uma referência no assunto.
Essa autoridade transmite maior confiança e credibilidade para as pessoas com quem você se relaciona e é muito benéfica para o seu Negócio.
Ser generalista é como o ditado diz: “Quem quer agradar a todos, não agrada a ninguém”.
Na verdade, o momento atual pede produtos e serviços personalizados e segmentados, que atendam as demandas individuais de cada grupo.
Como Funciona os Nichos de Mercado em Negócios Online?
Tanto nos Negócios de produtos físicos quanto digitais, os nichos de mercado tem a mesmas características.
Mas, o que os diferencia é a forma de execução através de ferramentas exclusivamente online.
Um empreendedor online utiliza métodos exclusivamente online para conhecer encontrar o mercado ideal para o seu produto ou serviço.
No mercado online existem ferramentas de otimização e automatização que são aplicadas, propiciando maior assertividade nas ações.
Considerações
Existem centenas de nichos de mercado ainda para serem explorados e muitas necessidades a serem atendidas.
Então, cabe ao empreendedor acompanhar as mudanças, descobrir as tendências e fazer uso da tecnologia que está aí disponível em favor do seu Negócio.
Espero que este artigo tenha ajudado você entender sobre Nichos de Mercado e te inspirado a encontrar um nicho lucrativo para o seu Negócio.
Saiba mais sobre negócios online, lendo o conteúdo Marketing Digital.
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Um grande abraço e Sucesso!!